sábado, 5 de novembro de 2016

Lançamento do Vinho Maestro da Vinícola Robert Mondavi na Bergut

O lançamento do Vinho Maestro da Vinícola Robert Mondavi foi realizado na loja Bergut Castelo, no centro do Rio de Janeiro, no dia 26 de outubro deste ano

Vinho Maestro
Robert Mondavi, americano e filho de imigrantes italianos, foi o maior símbolo da vitivinicultura americana, fundando a sua Vinícola Robert Mondavi, em Napa Valley, na Califórnia, no ano de 1966. Ele foi influenciado pela cultura e pelas tradições do Velho Mundo, e foi o pioneiro em utilizar técnicas como fermentação a frio, tanques de Inox e a utilização de barricas de carvalho francês.

Robert Mondavi promoveu degustações às cegas para que o mercado pudesse avaliar a qualidade dos vinhos. Perfeccionista, ele acreditava que: "Para se alcançar o sucesso, você precisa ouvir seu coração e ter a coragem de seguir seu caminho".

Em comemoração dos cinquenta anos de existência dessa Vinícola, participei do Jantar de Lançamento do Vinho Maestro 2013, que é composto de 59% de Merlot, de 25% de Cabernet Franc, de 7% de Cabernet Sauvignon, de 6% de Petit Verdot e de 3% de Malbec.

Vinho Maestro

A loja Bergut, de propriedade de José Grimberg, possui mais de 2.000 rótulos de grandes produtores de vinhos, destilados, alimentos de delicatéssen e acessórios para bebidas em geral.





Alexandre Kaufman, representante da Vinícola Mondavi no Brasil, apresentou os rótulos dos vinhos que compuseram a fabulosa harmonização com este menu excepcional elaborado pelo Chef José Hilário Silva e seu auxiliar Sidnei Teixeira Lima:




- Entrada
Camarões VG empanados



- Primeiro Prato
Penne ao molho de linguiça de cordeiro



- Prato Principal
Rosbife ao molho de mostarda e frutas vermelhas com batatas prussianas



- Queijos

- Sobremesa
Terrine de chocolate Lindt com redução de vinho do Porto e frutas vermelhas























Abaixo os vinhos da Vinícola Robert Mondavi que compuseram essa excelente Degustação harmonizada:

- R. Mondavi Napa Valley Fume Sauvignon Blanc;
- R. Mondavi Napa Valley Pinot Noir
- R. Mondavi Private Selection Cabernet Sauvignon
- Lançamento do Vinho Maestro 2013


Agradecimento:

Agradeço o convite para participação jantar de Lançamento do Vinho Maestro da Vinícola Mondavi e pela organização do Evento, a José Grimberg, Proprietário da Bergut (Todos esses vinhos são comercializados nas lojas Bergut, na cidade do Rio de Janeiro).


Parabenizo Alexandre Kaufaman, Representante da Vinícola Robert Mondavi no Brasil, e Pedro Folly (Importador) pelo Lançamento do vinho Maestro, na Bergut Castelo.


quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Triunfo brasileiro: espumante Miolo é a borbulha brasileira mais vendida em Paris

Triunfo brasileiro: espumante Miolo é a borbulha brasileira mais vendida em Paris

Sommeliers, formadores de opinião, donos de lojas e eruditos se reuniram na imponente Embaixada do Brasil na França para a luxuosa degustação que celebrou as 100 mil garrafas do espumante Miolo Cuvée Tradition vendidas no mercado externo em 2016.

Organizado pela Miolo e pela loja parisiense Soif D’ailleurs, o encontro levou a Paris a lenda Steven Spurrier, crítico inglês fundador da Academia do Vinho e organizador do famoso Julgamento de Paris. Spurrier reforçou a alta qualidade do Miolo Cuvée Tradition Brut e afirmou: “É o melhor exemplar do Brasil. Eu estive na Miolo, há quatro anos. Passei um dia inteiro com a equipe e percebi o quão bons produtores eles são". O convidado de honra falou sobre a viticultura brasileira ao lado de Anderson Tirloni, gerente de exportações da Miolo, e Mathieu Wehrung, fundador da Soif.

A Soif tem papel importante no sucesso da Miolo em Paris: só ali, foram vendidas 10 mil garrafas do Cuvée Tradition Brut, considerado o produto mais emblemático da loja. “Se o espumante da Miolo não existisse, não estaríamos reunidos para uma ocasião tão especial. Ele tem surpreendido cada vez mais os clientes, que acabaram se tornando fiéis. Este espumante é uma verdadeira dádiva”, afirma Wehrung.

A suntuosa celebração é parte da campanha internacional da Miolo para comemorar o sucesso no mercado externo. As ações envolveram, além do evento em Paris, a imersão de um lote de 500 garrafas do Miolo Cuvée Tradition Brut no mar da região da Bretagne, no Atlântico Norte, na França.

Anderson Tirloni mencionou a originalidade da operação, realizada pela Amphoris, que consiste em encontrar um ambiente marinho com condições peculiares para o envelhecimento do espumante. O resultado poderá ser conferido daqui a um ano, quando as garrafas serão retiradas do mar e comercializadas em edição especial. A Miolo é a primeira empresa brasileira a realizar o procedimento de imersão em caves submarinas.

Campanha no Brasil

Centrada no sucesso do Miolo Cuvée Tradition Brut na França, a campanha de final de ano da Miolo traz a cidade luz como cenário para as peças de comunicação do período. “O objetivo é reforçar a consagração do rótulo como o espumante brasileiro mais apreciado na terra do champagne”, afirma Adriano Miolo, superintendente da marca.

Um vídeo muito especial foi lançado para expressar o charmoso estilo de vida dos franceses, que dará o tom das peças. Para assisti-lo, acesse: http://migre.me/vlDce.

A campanha assinada pela Agência Matriz vai contemplar veículos impressos, TV e redes sociais da Miolo (grupomiolo).

O espumante
Elaborado no Vale dos Vinhedos com uvas Chardonnay e Pinot Noir pelo Método Tradicional (com fermentação na própria garrafa), o Miolo Cuvée Tradition Brut envelhece durante 12 meses nas caves subterrâneas da Miolo.

Mathieu Wehrung, proprietário da Soif D’ailleurs, declarou sua surpresa ao degustar pela primeira vez um espumante brasileiro de altíssima qualidade, escolhido por ele para representar o Brasil na seleção da loja. “Hoje, ninguém sai daqui sem receber uma forte recomendação da Miolo e essa atitude representa nossa extrema confiança neste produto, que tem se tornado cada vez mais reconhecido e apreciado pelos franceses. É uma verdadeira dádiva”, exaltou Wehrung.

Informações para a imprensa: CH2A Comunicação

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Tannat Tasting Tour 2016 - Wines of Uruguay

Tannat Tasting Tour 2016 ocorreu no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca, um dos bairros mais charmosos da Cidade do Rio de Janeiro, no último dia 17. Esse evento foi organizado pela empresa CH2A Comunicação.

O Uruguai possui uma população de 3,5 milhões de habitantes e se constitui num dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul, e está classificado em 32º no Índice de Prosperidade Legatum 2015 (é um ranking anual de 142 países e foi desenvolvido pelo Instituto Legatum, de acordo com uma variedade de fatores, tais quais: riqueza, crescimento econômico, bem-estar pessoal e qualidade de vida).

Este país é o maior produtor mundial de Tannat com cerca de 3.000 hectares plantados, superando em produção a França, onde essa uva teve a sua origem na região do Madiran, sudoeste francês.

Em 1870,  Don Pascual Harriage, imigrante francês, realizou as primeiras plantações de parreiras de Tannat em solo uruguaio, porém somente 200 anos após essas plantações, o país obteve grande impulso na sua produção mundial. 

A uva Tannat uruguaia, também conhecida como Harriage em solo uruguaio, possui um estilo diferenciado ao do francês em decorrência principalmente pelo seu terroir e pelo seu clima. 

A produção de uvas tintas representam 72% da área cultivada no país uruguaio, com destaques, além das cepas de Tannat, para Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir, Tempranillo, Shiraz e Petit Verdot; e em relação às plantações de uvas brancas, destacam-se Sauvignon, Chardonnay, Viognier e Riesling.

E na nossa tarde épica de degustação, várias vinícolas apresentaram seus vinhos espumantes, brancos, rosés, tintos e licorosos.

































Dessarte, o Uruguai se destaca como um dos mais importantes produtores no mundo vitivinícola latino-americano, e nesse evento, os participantes tiveram a oportunidade de degustar inúmeros vinhos elaborados com a uva Tannat e com outras uvas, além de obter informações acerca de sua produção e de sua comercialização diretamente com os representantes das vinícolas.


Parabenizo os representantes das vinícolas pela escolha dos excelentes vinhos apresentados no Tannat Tasting Tour 2016 - Wines of Uruguay.


Agradecimentos

Agradeço o convite a Alessandra Casolato e a Magaly Corgosinho, representantes da empresa CH2A Comunicação, além de parabenizá-las pela organização do Tannat Tasting Tour 2016 - Wines of Uruguay.


Saúde!



quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Tour Velho Mundo na Casa Flora


Uma degustação digna de Velho Mundo ocorrida no dia 13 do presente mês numa das maiores importadoras e distribuidoras de alimentos e bebidas do Brasil: Casa Flora.

O primeiro produto que deu origem ao nome da empresa foi o queijo Flora, produzido a partir de 1955, por Antônio Pereira Carvalhal, em Flora, Município de Três Corações, no Estado de Minas Gerais. Entretanto, a uva passa foi o ingrediente que fez a estreia desta empresa como importadora. A Casa Flora tem um portfólio vasto de inúmeros produtos e disponibiliza 1.500 vinhos com exclusividade no mercado nacional.

Francisco Abel Mendes, Representante da Casa Flora no Estado do Rio de Janeiro, apresentou com maestria a Prova dos Vinhos do Velho Mundo.




Para acompanhar esses ótimos caldos foram servidos pães, queijos, frios diversos, bacalhau e uma deliciosa massa. Vale ressaltar que vários destes produtos também são comercializados por esta importadora.










Nesta noite de degustação, fomos recepcionados com espumante 3 B Felipa Pato Rosé Brut, que é composto de 70% Baga e 30% Bical. A produção é realizada por colheita manual, prensagem suave (prensa de vácuo), após ligeira decantação, a uva Baga fermenta em barris de carvalho usados e a uva Bical fermenta em aço inoxidável com controle de temperatura de no máximo 16°C. A segunda fermentação é realizada em garrafa, Método Tradicional, e passa 9 meses de sur lies, em contato com as próprias borras. Possui cor salmão, brilhante, com bolhas em forma de rosário, minúsculas, numerosas e persistentes. Frutas vermelhas maduras (morango e framboesa), fermento de pão, brioche e notas de tostado e mineral são  as características olfativas.  Além também de possuir corpo médio, acidez pungente e a mousse (bolhas) é muito cremosa com perlage persistente.
Esse delicioso espumante recebeu os seguintes prêmios: “50 melhores vinhos portugueses no Brasil 2010” Marcelo Copello e Charles Metcalfe; “5 estrelas” Coluna Visão 2007 de José António Salvador em Portugal.

Abaixo a sequência dos dez vinhos degustados do Velho Mundo:

3 B Felipa Pato Rosé Brut
Variedades: 70% Baga e 30% Bical.
Graduação alcoólica: 12,5%

- Monte do Zambujeiro
Região: Alentejo
Variedades: 55% Trincadeira, 15% Periquita, 15% Aragonês, 10% Alicante Bouschet e 5% Cabernet Sauvignon.
Graduação alcoólica: 15%
Prêmios: Safra 2004 - 85pts Robert Parker.

- Campo Marino Primitivo Merlot Tarantino
Região: Puglia
Variedades: Primitivo e Merlot
Graduação alcoólica: 14% 

- Yume Montepulciano D´Abruzzo DOC
Região: Montepulciano D´Abruzzo – Ortona
Variedade: 100% Montepulciano
Graduação alcoólica: 13,5% vol.

- Piano del Cerro DOC Riserva
Uvas: Aglianicas del Vulture.
Área de Produção: Acerenza 
Graduação alcoólica: 14,0%

- Marquês de Tomares Reserva
Região: Rioja
Variedades: 80% Tempranillo, 15% Graciano e 5% Mazuelo
Graduação álcoolica: 13%
Prêmios: Safra 2007 87 pontos Wine Spectator.

- MT Selección de Família Tinto
Região: Ribeira del Duero
Variedades: Tempranillo (90%) e Cabernet Sauvignon (10%).
Graduação alcoólica: 14%

Chateau La Croix de Marbuzet
Região: Saint-Estèphe
Variedades: 60% Merlot e 40% Cabernet Sauvignon e (vinhedos de 35 anos).
Graduação alcoólica: 13%

- Château Villemaurine Grand Cru Classe
Região: Bordeaux Saint- Emilion Grand Cru (solos de argila e calcário)
Variedades: 95% Merlot e 5% Cabernet Franc
Graduação alcoólica: 14%
Prêmios: Safra 2009 95 pontos Wine Spectator

- Grand Cru Hengst Gewurstraminer
“Vendange Tardives” 2008
Região: Wintzenheim, Alsace Grand Cru – France
Variedade: Gewurstraminer Vinho- Meio Seco
Graduação alcoólica: 12,14%


Agradecimentos
Agradeço o convite para a Degustação Tour Velho Mundo a Francisco Abel Mendes, Representante da Casa Flora, e o parabenizo pela organização, pela excelente escolha dos vinhos e pelo impecável serviço.





segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Degustação da Confraria Gran Estirpe no La Parrila del Mercado

A confraternização da Confraria Gran Estirpe ocorreu numa quinta-feira (06/10) inesquecível para os amantes dos bons vinhos e de uma ótima gastronomia no La Parrila del Mercado, restaurante uruguaio com decoração rústica.

Esse lugar de gastronomia típica uruguaia inigualável está sob a batuta do simpático proprietário e também Confrade da Confraria Gran Estirpe, Amilcar Orona, e está localizado no CADEG - Mercado Municipal do Rio de Janeiro.

Tal Mercado foi considerado em volume de concreto armado a terceira obra do Brasil na época (planta do mercado aprovada pela Prefeitura em setembro de 1957), somente superada pelo estádio do Maracaná e pela Hidrelétrica de Furnas.

O cardápio para a nossa Degustação foi composto por linguiças, por provolone na brasa e por bruschetta (entrada), por paleta de Cordeiro com acompanhantes (a batata recheada com gorgonzola estava divina) e por crepe de doce de leite com sorvete (sobremesa deliciosa).

A Degustação foi composta por vários vinhos (espumante, brancos e tintos) conforme a sequência abaixo:











Agradeço aos participantes na Degustação da Confraria Gran Estirpe: Cristiane Miranda (Presidente da Confraria Gran Estirpe), Carlos Marcos (Confrade), Elizabeth Cascão (Confreira e Diretora da ABS RJ), José Gils (Confrade e Diretor da ABS RJ), Luiz Castro (Presidente da ABS RJ), Mara Renales (Confreira), Maria Helena, Mariano (Confrade e Proprietário da Arte dos Vinhos), Norma, Paulo Gomes (Confrade), Paulo Vaz (Lisboa - Confrade), Valter (Confrade e Presidente da Confraria Amigos de Baco) e Xu Marins (Confreira).

Agradeço a atenção e o serviço prestado pelo Amilcar, proprietário do restaurante La Parrila del Mercado, e pela sua equipe.

Agradeço a presença e os ótimos vinhos ao Confrade Mariano (proprietário da Arte dos Vinhos).


Saúde!

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

ExpoVinis Brasil divulga pesquisa sobre perfil e avaliação dos participantes de 2016

ExpoVinis Brasil divulga pesquisa sobre perfil e avaliação dos participantes de 2016 

Pesquisa de satisfação realizada pelo IBCR aponta que 43% dos expositores expandiram
negócios na América do Sul * 95% do público visitante foi composto por profissionais do setor

 Em três dias de atividade, o ExpoVinis Brasil não apenas celebrou sua 20ª edição, mas também reafirmou sua importância como ferramenta indispensável para promover encontros, criar oportunidades de negócios entre os principais players do segmento e atrair pessoas interessadas e atentas às últimas novidades e tendências do mercado de vinhos.

 Este ano, mais de 8 mil visitantes, entre profissionais do setor (95%) econsumidores finais (5%), circularam pelos corredores do Expo Center Norte e para 29% do público presente esta foi a primeira participação no maior evento do setor na América Latina. Mesmo em um cenário de instabilidade econômica, o fato confirma a assertividade dos investimentos da feira na renovação constante de público econteúdo como medida estratégica para impulsionar seu movimento evolutivo.

Segundo pesquisa de satisfação realizada pelo Instituto Ibero-brasileiro de relacionamento com o cliente (IBRC), 86% dos visitantes avaliaram o ExpoVinis como um ambiente de oportunidades para o aprendizado e 82% deles opinaram que a feira é ideal para o networking.  

Ainda de acordo com a pesquisa do IBRC, na opinião dos expositores, a 20ª edição do evento também trouxe retornos favoráveis, por diferentes fatores. Em relação às oportunidades de negócios, 54% fizeram contato com potenciais compradores pela primeira vez 57% encontraram novos distribuidores durante a feira. No critério de qualificação dos visitantes da feira, 87% dos expositores consideraram o público bem selecionado, relevante, variado e, principalmente,muito interessado no mercado nacional de vinhos.  

Outro ponto muito relevante da avaliação é também um dos três principais critérios de importância para motivar a participação dos expositores no evento: o país onde o ExpoVinis é realizado. Porque para 91% deles, participar de um evento com esta importância e dimensão no Brasil representa uma oportunidade de negociação excelente; e 43% dos participantes jáaproveitaram essa abertura de mercado para expandir seus negócios na América do Sul.

“Para nós, estes resultados têm um valor agregado incalculável, porque conseguem traduzir os bons resultados alcançados pelo nosso esforço constante em reafirmar o ExpoVinis como o mais importante evento do setor na América Latina e manter o Brasil em destaque no mapa das principais feiras de vinhos do mundo. Este ano, celebramos mais do que a 20ª edição do evento. Celebramos nossa capacidade de renovar, evoluir e surpreender mesmo diante dos cenários mais difíceis e desafiadores!", exalta Clélia Iwaki, diretora do evento, que é organizado pela Informa Exhibitions.

Além das degustações temáticas, na edição de 2016 o evento ofereceu uma programação intensa de atividades didáticas direcionadas ao aprimoramento do público apreciador da bebida e à profissionalização das pessoas interessadas em atuar nas áreas relacionadas, através da discussão de temas relativos a e-commerce, tributação e marketing, e de conteúdos focados em soluções para os negócios, ministrados por grandes nomes do setor.  

Foram apresentados lançamentos e destaques do Brasil e de países consagrados na produção vitivinícola como Chile, França, Itália, Espanha, México, Eslovênia e Nova Zelândia. Produtores da Europa, da América do Sul e do Brasil foram os mais visados pelo público presente no evento, que teve acesso a mais de 120 marcas expositoras e demonstrou interesse, principalmente, pelos vinhos tintosbrancos e espumantes.

Em 2017 o evento será realizado entre 6 e 8 de junho no Pavilhão Branco do Expo Center Norte (São Paulo).

Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais.  Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou à decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions. Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br.


Informações para a imprensa: CH2A Comunicação
Direção: Alessandra Battochio Casolato - alessandra.casolato@ch2a.com.br
Coordenação: Magaly Corgosinho - coordenadoria@ch2a.com.br
Atendimento: Débora Rodrigues – atendimento2@ch2a.com.br