sexta-feira, 3 de junho de 2016

Vinho de Talha


O Vinho de Talha é uma técnica milenar em que consiste na produção de Vinhos em Talha de Barro. Em Portugal, o Alentejo é o único local que detém a produção dessa técnica, e é considerado como herança cultural da população portuguesa. Esse processo é tão natural comparando-o aos demais processos.
A talha existe desde época dos romanos, e sua denominação deriva do latim Tinalia que significa vaso ou vasilha de dimensões grandes. O tipo de argila na composição da talha determinará o nível de porosidade do vaso, com objetivo de permitir a fermentação dos mostos vínicos, e consequente armazenamento do vinho.
As uvas previamente esmagadas são colocadas no interior das talhas de barro, onde ocorre a fermentação. Durante essa fase, as películas de uvas ascendem até a superfície, formando uma capa sólida, e são mexidas com um rodo de madeira, e mergulhando-as no mosto, transmitindo cor, aroma e sabores ao vinho.
Na parede da talha, na parte inferior, há uma abertura onde se acopla uma torneira, por onde o vinho sai, puro e límpido, para o exterior.
O processo de produção desse relevante legado cultural pode ser visualizado neste vídeo (também em versão em inglês):


Uma grande parte das tabernas do Alentejo, muitos desses estabelecimentos se transformaram em restaurantes renomados, mantém a produção dos Vinhos de Talha.
A abertura da talha é um momento importante em todo o Alentejo, e ocorre tradicionalmente nas Festas de São Martinho (11 de novembro).
Dessarte os Vinhos da Talha possuem características e identidades peculiares, e se constituem num legado cultural do Alentejo.





Nenhum comentário: