terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Degustação da Qualimpor na Casa Brasil Vinhos

A Degustação da Qualimpor ocorreu na Casa Brasil Vinhos, em Copacabana, no Rio de Janeiro, no dia 11 de novembro.



Os vinhos apresentados apresentados abaixo foram acompanhados de azeite português Esporão, de queijo Serra da Canastra e de pães.









Cava Freixenet Cordon Negro
Uva: Macabeo, Xarellon e Parellada
Vinícola: Freixenet

Monte Velho (Branco)
Uva: Antão Vaz, Roupeiro e Perrum
Vinícola: Herdade do Esporão

Esporão Verdelho
Uvas: Aragonês, Trincadeira, Touriga Nacional e Syrah
Vinícola: Herdade do Esporão

Monte Velho (Tinto)
Uvas: Aragonês, Trincadeira, Touriga Nacional e Syrah
Vinícola: Herdade do Esporão

Flor de Crasto
Uva: Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional
Vinícola: Quinta do Crastro

Defesa
Uvas: Touriga Nacional e Syrah
Vinícola: Herdade do Esporão

Esporão Reserva
Uvas: Aragonez, Trincadeira, Carbenet Sauvignon e Alicante Bouchet
Vinícola: Herdade do Esporão


Agradecimentos

Agradeço o convite ao Celso Oliveira, proprietário da Casa Brasil Vinhos e membro da Confraria Gran Estirpe.

Parabenizo a organização da degustação ao Celso Oliveira e a apresentação à representante Andréa Massaroni, representante da Qualimpor.


Todos os vinhos estão disponíveis para a venda na Casa Brasil Vinhos.                     


            

domingo, 13 de novembro de 2016

5º Festival de Vinhos de Rio das Ostras (RJ)

Os preparativos para o 5º Festival de Vinhos de Rio das Ostras (RJ) já estão a todo vapor. O evento acontece no dia 26 de novembro, no Centro Convenções do Vilarejo Praia Hotel, das 15 às 22 horas. Ao todo serão degustados mais de 150 rótulos de vinhos e espumantes nacionais e importados. Esse ano o festival conta ainda com workshops de gastronomia, degustações VIPs gratuitas, além de uma praça de alimentação com food trucks a preços especiais.


O festival, que no último ano reuniu cerca de 1.000 pessoas, é considerado atualmente um dos maiores eventos do gênero destinado ao consumidor final em todo o estado e vem colaborando amplamente  para a difusão e fortalecimento da cultura do vinho no interior do Rio de Janeiro.
- Temos o cuidado de oferecer os melhores produtos aos nossos clientes, sempre com o auxílio de profissionais especializados, que orientam a todos na escolha.  Até mesmo aqueles que pouco entendem sobre vinho saem de lá fascinados e interessados por essa cultura. Acredito que esteja aí o sucesso do nosso evento  – explicou Leonardo Khouri, sócio proprietário do Armazém Cocoricó, empresa responsável pelo evento.
O 5º Festival de Vinhos contará com a presença de vinícolas e importadoras conceituadas como a Casa Valduga, Lídio Carraro, Don Guerino, Casa Flora, Domno do Brasil, BERKMANN, DOCWINE,  Adega Alentejana e Luiz Argenta. Os convites estão à venda pelo site www.festivaldevinhos.com ou no Armazém Cocoricó, situado na Av. Governador Roberto da Silveira, 326, Costazul, Rio das Ostras (RJ).


sábado, 5 de novembro de 2016

Lançamento do Vinho Maestro da Vinícola Robert Mondavi na Bergut

O lançamento do Vinho Maestro da Vinícola Robert Mondavi foi realizado na loja Bergut Castelo, no centro do Rio de Janeiro, no dia 26 de outubro deste ano

Vinho Maestro
Robert Mondavi, americano e filho de imigrantes italianos, foi o maior símbolo da vitivinicultura americana, fundando a sua Vinícola Robert Mondavi, em Napa Valley, na Califórnia, no ano de 1966. Ele foi influenciado pela cultura e pelas tradições do Velho Mundo, e foi o pioneiro em utilizar técnicas como fermentação a frio, tanques de Inox e a utilização de barricas de carvalho francês.

Robert Mondavi promoveu degustações às cegas para que o mercado pudesse avaliar a qualidade dos vinhos. Perfeccionista, ele acreditava que: "Para se alcançar o sucesso, você precisa ouvir seu coração e ter a coragem de seguir seu caminho".

Em comemoração dos cinquenta anos de existência dessa Vinícola, participei do Jantar de Lançamento do Vinho Maestro 2013, que é composto de 59% de Merlot, de 25% de Cabernet Franc, de 7% de Cabernet Sauvignon, de 6% de Petit Verdot e de 3% de Malbec.

Vinho Maestro

A loja Bergut, de propriedade de José Grimberg, possui mais de 2.000 rótulos de grandes produtores de vinhos, destilados, alimentos de delicatéssen e acessórios para bebidas em geral.





Alexandre Kaufman, representante da Vinícola Mondavi no Brasil, apresentou os rótulos dos vinhos que compuseram a fabulosa harmonização com este menu excepcional elaborado pelo Chef José Hilário Silva e seu auxiliar Sidnei Teixeira Lima:




- Entrada
Camarões VG empanados



- Primeiro Prato
Penne ao molho de linguiça de cordeiro



- Prato Principal
Rosbife ao molho de mostarda e frutas vermelhas com batatas prussianas



- Queijos

- Sobremesa
Terrine de chocolate Lindt com redução de vinho do Porto e frutas vermelhas























Abaixo os vinhos da Vinícola Robert Mondavi que compuseram essa excelente Degustação harmonizada:

- R. Mondavi Napa Valley Fume Sauvignon Blanc;
- R. Mondavi Napa Valley Pinot Noir
- R. Mondavi Private Selection Cabernet Sauvignon
- Lançamento do Vinho Maestro 2013


Agradecimento:

Agradeço o convite para participação jantar de Lançamento do Vinho Maestro da Vinícola Mondavi e pela organização do Evento, a José Grimberg, Proprietário da Bergut (Todos esses vinhos são comercializados nas lojas Bergut, na cidade do Rio de Janeiro).


Parabenizo Alexandre Kaufaman, Representante da Vinícola Robert Mondavi no Brasil, e Pedro Folly (Importador) pelo Lançamento do vinho Maestro, na Bergut Castelo.


quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Triunfo brasileiro: espumante Miolo é a borbulha brasileira mais vendida em Paris

Triunfo brasileiro: espumante Miolo é a borbulha brasileira mais vendida em Paris

Sommeliers, formadores de opinião, donos de lojas e eruditos se reuniram na imponente Embaixada do Brasil na França para a luxuosa degustação que celebrou as 100 mil garrafas do espumante Miolo Cuvée Tradition vendidas no mercado externo em 2016.

Organizado pela Miolo e pela loja parisiense Soif D’ailleurs, o encontro levou a Paris a lenda Steven Spurrier, crítico inglês fundador da Academia do Vinho e organizador do famoso Julgamento de Paris. Spurrier reforçou a alta qualidade do Miolo Cuvée Tradition Brut e afirmou: “É o melhor exemplar do Brasil. Eu estive na Miolo, há quatro anos. Passei um dia inteiro com a equipe e percebi o quão bons produtores eles são". O convidado de honra falou sobre a viticultura brasileira ao lado de Anderson Tirloni, gerente de exportações da Miolo, e Mathieu Wehrung, fundador da Soif.

A Soif tem papel importante no sucesso da Miolo em Paris: só ali, foram vendidas 10 mil garrafas do Cuvée Tradition Brut, considerado o produto mais emblemático da loja. “Se o espumante da Miolo não existisse, não estaríamos reunidos para uma ocasião tão especial. Ele tem surpreendido cada vez mais os clientes, que acabaram se tornando fiéis. Este espumante é uma verdadeira dádiva”, afirma Wehrung.

A suntuosa celebração é parte da campanha internacional da Miolo para comemorar o sucesso no mercado externo. As ações envolveram, além do evento em Paris, a imersão de um lote de 500 garrafas do Miolo Cuvée Tradition Brut no mar da região da Bretagne, no Atlântico Norte, na França.

Anderson Tirloni mencionou a originalidade da operação, realizada pela Amphoris, que consiste em encontrar um ambiente marinho com condições peculiares para o envelhecimento do espumante. O resultado poderá ser conferido daqui a um ano, quando as garrafas serão retiradas do mar e comercializadas em edição especial. A Miolo é a primeira empresa brasileira a realizar o procedimento de imersão em caves submarinas.

Campanha no Brasil

Centrada no sucesso do Miolo Cuvée Tradition Brut na França, a campanha de final de ano da Miolo traz a cidade luz como cenário para as peças de comunicação do período. “O objetivo é reforçar a consagração do rótulo como o espumante brasileiro mais apreciado na terra do champagne”, afirma Adriano Miolo, superintendente da marca.

Um vídeo muito especial foi lançado para expressar o charmoso estilo de vida dos franceses, que dará o tom das peças. Para assisti-lo, acesse: http://migre.me/vlDce.

A campanha assinada pela Agência Matriz vai contemplar veículos impressos, TV e redes sociais da Miolo (grupomiolo).

O espumante
Elaborado no Vale dos Vinhedos com uvas Chardonnay e Pinot Noir pelo Método Tradicional (com fermentação na própria garrafa), o Miolo Cuvée Tradition Brut envelhece durante 12 meses nas caves subterrâneas da Miolo.

Mathieu Wehrung, proprietário da Soif D’ailleurs, declarou sua surpresa ao degustar pela primeira vez um espumante brasileiro de altíssima qualidade, escolhido por ele para representar o Brasil na seleção da loja. “Hoje, ninguém sai daqui sem receber uma forte recomendação da Miolo e essa atitude representa nossa extrema confiança neste produto, que tem se tornado cada vez mais reconhecido e apreciado pelos franceses. É uma verdadeira dádiva”, exaltou Wehrung.

Informações para a imprensa: CH2A Comunicação

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Tannat Tasting Tour 2016 - Wines of Uruguay

Tannat Tasting Tour 2016 ocorreu no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca, um dos bairros mais charmosos da Cidade do Rio de Janeiro, no último dia 17. Esse evento foi organizado pela empresa CH2A Comunicação.

O Uruguai possui uma população de 3,5 milhões de habitantes e se constitui num dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul, e está classificado em 32º no Índice de Prosperidade Legatum 2015 (é um ranking anual de 142 países e foi desenvolvido pelo Instituto Legatum, de acordo com uma variedade de fatores, tais quais: riqueza, crescimento econômico, bem-estar pessoal e qualidade de vida).

Este país é o maior produtor mundial de Tannat com cerca de 3.000 hectares plantados, superando em produção a França, onde essa uva teve a sua origem na região do Madiran, sudoeste francês.

Em 1870,  Don Pascual Harriage, imigrante francês, realizou as primeiras plantações de parreiras de Tannat em solo uruguaio, porém somente 200 anos após essas plantações, o país obteve grande impulso na sua produção mundial. 

A uva Tannat uruguaia, também conhecida como Harriage em solo uruguaio, possui um estilo diferenciado ao do francês em decorrência principalmente pelo seu terroir e pelo seu clima. 

A produção de uvas tintas representam 72% da área cultivada no país uruguaio, com destaques, além das cepas de Tannat, para Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir, Tempranillo, Shiraz e Petit Verdot; e em relação às plantações de uvas brancas, destacam-se Sauvignon, Chardonnay, Viognier e Riesling.

E na nossa tarde épica de degustação, várias vinícolas apresentaram seus vinhos espumantes, brancos, rosés, tintos e licorosos.

































Dessarte, o Uruguai se destaca como um dos mais importantes produtores no mundo vitivinícola latino-americano, e nesse evento, os participantes tiveram a oportunidade de degustar inúmeros vinhos elaborados com a uva Tannat e com outras uvas, além de obter informações acerca de sua produção e de sua comercialização diretamente com os representantes das vinícolas.


Parabenizo os representantes das vinícolas pela escolha dos excelentes vinhos apresentados no Tannat Tasting Tour 2016 - Wines of Uruguay.


Agradecimentos

Agradeço o convite a Alessandra Casolato e a Magaly Corgosinho, representantes da empresa CH2A Comunicação, além de parabenizá-las pela organização do Tannat Tasting Tour 2016 - Wines of Uruguay.


Saúde!