sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Tannat Tasting Tour 2016 - Wines of Uruguay

Tannat Tasting Tour 2016 ocorreu no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca, um dos bairros mais charmosos da Cidade do Rio de Janeiro, no último dia 17. Esse evento foi organizado pela empresa CH2A Comunicação.

O Uruguai possui uma população de 3,5 milhões de habitantes e se constitui num dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul, e está classificado em 32º no Índice de Prosperidade Legatum 2015 (é um ranking anual de 142 países e foi desenvolvido pelo Instituto Legatum, de acordo com uma variedade de fatores, tais quais: riqueza, crescimento econômico, bem-estar pessoal e qualidade de vida).

Este país é o maior produtor mundial de Tannat com cerca de 3.000 hectares plantados, superando em produção a França, onde essa uva teve a sua origem na região do Madiran, sudoeste francês.

Em 1870,  Don Pascual Harriage, imigrante francês, realizou as primeiras plantações de parreiras de Tannat em solo uruguaio, porém somente 200 anos após essas plantações, o país obteve grande impulso na sua produção mundial. 

A uva Tannat uruguaia, também conhecida como Harriage em solo uruguaio, possui um estilo diferenciado ao do francês em decorrência principalmente pelo seu terroir e pelo seu clima. 

A produção de uvas tintas representam 72% da área cultivada no país uruguaio, com destaques, além das cepas de Tannat, para Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir, Tempranillo, Shiraz e Petit Verdot; e em relação às plantações de uvas brancas, destacam-se Sauvignon, Chardonnay, Viognier e Riesling.

E na nossa tarde épica de degustação, várias vinícolas apresentaram seus vinhos espumantes, brancos, rosés, tintos e licorosos.

































Dessarte, o Uruguai se destaca como um dos mais importantes produtores no mundo vitivinícola latino-americano, e nesse evento, os participantes tiveram a oportunidade de degustar inúmeros vinhos elaborados com a uva Tannat e com outras uvas, além de obter informações acerca de sua produção e de sua comercialização diretamente com os representantes das vinícolas.


Parabenizo os representantes das vinícolas pela escolha dos excelentes vinhos apresentados no Tannat Tasting Tour 2016 - Wines of Uruguay.


Agradecimentos

Agradeço o convite a Alessandra Casolato e a Magaly Corgosinho, representantes da empresa CH2A Comunicação, além de parabenizá-las pela organização do Tannat Tasting Tour 2016 - Wines of Uruguay.


Saúde!



quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Tour Velho Mundo na Casa Flora


Uma degustação digna de Velho Mundo ocorrida no dia 13 do presente mês numa das maiores importadoras e distribuidoras de alimentos e bebidas do Brasil: Casa Flora.

O primeiro produto que deu origem ao nome da empresa foi o queijo Flora, produzido a partir de 1955, por Antônio Pereira Carvalhal, em Flora, Município de Três Corações, no Estado de Minas Gerais. Entretanto, a uva passa foi o ingrediente que fez a estreia desta empresa como importadora. A Casa Flora tem um portfólio vasto de inúmeros produtos e disponibiliza 1.500 vinhos com exclusividade no mercado nacional.

Francisco Abel Mendes, Representante da Casa Flora no Estado do Rio de Janeiro, apresentou com maestria a Prova dos Vinhos do Velho Mundo.




Para acompanhar esses ótimos caldos foram servidos pães, queijos, frios diversos, bacalhau e uma deliciosa massa. Vale ressaltar que vários destes produtos também são comercializados por esta importadora.










Nesta noite de degustação, fomos recepcionados com espumante 3 B Felipa Pato Rosé Brut, que é composto de 70% Baga e 30% Bical. A produção é realizada por colheita manual, prensagem suave (prensa de vácuo), após ligeira decantação, a uva Baga fermenta em barris de carvalho usados e a uva Bical fermenta em aço inoxidável com controle de temperatura de no máximo 16°C. A segunda fermentação é realizada em garrafa, Método Tradicional, e passa 9 meses de sur lies, em contato com as próprias borras. Possui cor salmão, brilhante, com bolhas em forma de rosário, minúsculas, numerosas e persistentes. Frutas vermelhas maduras (morango e framboesa), fermento de pão, brioche e notas de tostado e mineral são  as características olfativas.  Além também de possuir corpo médio, acidez pungente e a mousse (bolhas) é muito cremosa com perlage persistente.
Esse delicioso espumante recebeu os seguintes prêmios: “50 melhores vinhos portugueses no Brasil 2010” Marcelo Copello e Charles Metcalfe; “5 estrelas” Coluna Visão 2007 de José António Salvador em Portugal.

Abaixo a sequência dos dez vinhos degustados do Velho Mundo:

3 B Felipa Pato Rosé Brut
Variedades: 70% Baga e 30% Bical.
Graduação alcoólica: 12,5%

- Monte do Zambujeiro
Região: Alentejo
Variedades: 55% Trincadeira, 15% Periquita, 15% Aragonês, 10% Alicante Bouschet e 5% Cabernet Sauvignon.
Graduação alcoólica: 15%
Prêmios: Safra 2004 - 85pts Robert Parker.

- Campo Marino Primitivo Merlot Tarantino
Região: Puglia
Variedades: Primitivo e Merlot
Graduação alcoólica: 14% 

- Yume Montepulciano D´Abruzzo DOC
Região: Montepulciano D´Abruzzo – Ortona
Variedade: 100% Montepulciano
Graduação alcoólica: 13,5% vol.

- Piano del Cerro DOC Riserva
Uvas: Aglianicas del Vulture.
Área de Produção: Acerenza 
Graduação alcoólica: 14,0%

- Marquês de Tomares Reserva
Região: Rioja
Variedades: 80% Tempranillo, 15% Graciano e 5% Mazuelo
Graduação álcoolica: 13%
Prêmios: Safra 2007 87 pontos Wine Spectator.

- MT Selección de Família Tinto
Região: Ribeira del Duero
Variedades: Tempranillo (90%) e Cabernet Sauvignon (10%).
Graduação alcoólica: 14%

Chateau La Croix de Marbuzet
Região: Saint-Estèphe
Variedades: 60% Merlot e 40% Cabernet Sauvignon e (vinhedos de 35 anos).
Graduação alcoólica: 13%

- Château Villemaurine Grand Cru Classe
Região: Bordeaux Saint- Emilion Grand Cru (solos de argila e calcário)
Variedades: 95% Merlot e 5% Cabernet Franc
Graduação alcoólica: 14%
Prêmios: Safra 2009 95 pontos Wine Spectator

- Grand Cru Hengst Gewurstraminer
“Vendange Tardives” 2008
Região: Wintzenheim, Alsace Grand Cru – France
Variedade: Gewurstraminer Vinho- Meio Seco
Graduação alcoólica: 12,14%


Agradecimentos
Agradeço o convite para a Degustação Tour Velho Mundo a Francisco Abel Mendes, Representante da Casa Flora, e o parabenizo pela organização, pela excelente escolha dos vinhos e pelo impecável serviço.





segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Degustação da Confraria Gran Estirpe no La Parrila del Mercado

A confraternização da Confraria Gran Estirpe ocorreu numa quinta-feira (06/10) inesquecível para os amantes dos bons vinhos e de uma ótima gastronomia no La Parrila del Mercado, restaurante uruguaio com decoração rústica.

Esse lugar de gastronomia típica uruguaia inigualável está sob a batuta do simpático proprietário e também Confrade da Confraria Gran Estirpe, Amilcar Orona, e está localizado no CADEG - Mercado Municipal do Rio de Janeiro.

Tal Mercado foi considerado em volume de concreto armado a terceira obra do Brasil na época (planta do mercado aprovada pela Prefeitura em setembro de 1957), somente superada pelo estádio do Maracaná e pela Hidrelétrica de Furnas.

O cardápio para a nossa Degustação foi composto por linguiças, por provolone na brasa e por bruschetta (entrada), por paleta de Cordeiro com acompanhantes (a batata recheada com gorgonzola estava divina) e por crepe de doce de leite com sorvete (sobremesa deliciosa).

A Degustação foi composta por vários vinhos (espumante, brancos e tintos) conforme a sequência abaixo:











Agradeço aos participantes na Degustação da Confraria Gran Estirpe: Cristiane Miranda (Presidente da Confraria Gran Estirpe), Carlos Marcos (Confrade), Elizabeth Cascão (Confreira e Diretora da ABS RJ), José Gils (Confrade e Diretor da ABS RJ), Luiz Castro (Presidente da ABS RJ), Mara Renales (Confreira), Maria Helena, Mariano (Confrade e Proprietário da Arte dos Vinhos), Norma, Paulo Gomes (Confrade), Paulo Vaz (Lisboa - Confrade), Valter (Confrade e Presidente da Confraria Amigos de Baco) e Xu Marins (Confreira).

Agradeço a atenção e o serviço prestado pelo Amilcar, proprietário do restaurante La Parrila del Mercado, e pela sua equipe.

Agradeço a presença e os ótimos vinhos ao Confrade Mariano (proprietário da Arte dos Vinhos).


Saúde!

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

ExpoVinis Brasil divulga pesquisa sobre perfil e avaliação dos participantes de 2016

ExpoVinis Brasil divulga pesquisa sobre perfil e avaliação dos participantes de 2016 

Pesquisa de satisfação realizada pelo IBCR aponta que 43% dos expositores expandiram
negócios na América do Sul * 95% do público visitante foi composto por profissionais do setor

 Em três dias de atividade, o ExpoVinis Brasil não apenas celebrou sua 20ª edição, mas também reafirmou sua importância como ferramenta indispensável para promover encontros, criar oportunidades de negócios entre os principais players do segmento e atrair pessoas interessadas e atentas às últimas novidades e tendências do mercado de vinhos.

 Este ano, mais de 8 mil visitantes, entre profissionais do setor (95%) econsumidores finais (5%), circularam pelos corredores do Expo Center Norte e para 29% do público presente esta foi a primeira participação no maior evento do setor na América Latina. Mesmo em um cenário de instabilidade econômica, o fato confirma a assertividade dos investimentos da feira na renovação constante de público econteúdo como medida estratégica para impulsionar seu movimento evolutivo.

Segundo pesquisa de satisfação realizada pelo Instituto Ibero-brasileiro de relacionamento com o cliente (IBRC), 86% dos visitantes avaliaram o ExpoVinis como um ambiente de oportunidades para o aprendizado e 82% deles opinaram que a feira é ideal para o networking.  

Ainda de acordo com a pesquisa do IBRC, na opinião dos expositores, a 20ª edição do evento também trouxe retornos favoráveis, por diferentes fatores. Em relação às oportunidades de negócios, 54% fizeram contato com potenciais compradores pela primeira vez 57% encontraram novos distribuidores durante a feira. No critério de qualificação dos visitantes da feira, 87% dos expositores consideraram o público bem selecionado, relevante, variado e, principalmente,muito interessado no mercado nacional de vinhos.  

Outro ponto muito relevante da avaliação é também um dos três principais critérios de importância para motivar a participação dos expositores no evento: o país onde o ExpoVinis é realizado. Porque para 91% deles, participar de um evento com esta importância e dimensão no Brasil representa uma oportunidade de negociação excelente; e 43% dos participantes jáaproveitaram essa abertura de mercado para expandir seus negócios na América do Sul.

“Para nós, estes resultados têm um valor agregado incalculável, porque conseguem traduzir os bons resultados alcançados pelo nosso esforço constante em reafirmar o ExpoVinis como o mais importante evento do setor na América Latina e manter o Brasil em destaque no mapa das principais feiras de vinhos do mundo. Este ano, celebramos mais do que a 20ª edição do evento. Celebramos nossa capacidade de renovar, evoluir e surpreender mesmo diante dos cenários mais difíceis e desafiadores!", exalta Clélia Iwaki, diretora do evento, que é organizado pela Informa Exhibitions.

Além das degustações temáticas, na edição de 2016 o evento ofereceu uma programação intensa de atividades didáticas direcionadas ao aprimoramento do público apreciador da bebida e à profissionalização das pessoas interessadas em atuar nas áreas relacionadas, através da discussão de temas relativos a e-commerce, tributação e marketing, e de conteúdos focados em soluções para os negócios, ministrados por grandes nomes do setor.  

Foram apresentados lançamentos e destaques do Brasil e de países consagrados na produção vitivinícola como Chile, França, Itália, Espanha, México, Eslovênia e Nova Zelândia. Produtores da Europa, da América do Sul e do Brasil foram os mais visados pelo público presente no evento, que teve acesso a mais de 120 marcas expositoras e demonstrou interesse, principalmente, pelos vinhos tintosbrancos e espumantes.

Em 2017 o evento será realizado entre 6 e 8 de junho no Pavilhão Branco do Expo Center Norte (São Paulo).

Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais.  Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou à decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions. Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br.


Informações para a imprensa: CH2A Comunicação
Direção: Alessandra Battochio Casolato - alessandra.casolato@ch2a.com.br
Coordenação: Magaly Corgosinho - coordenadoria@ch2a.com.br
Atendimento: Débora Rodrigues – atendimento2@ch2a.com.br

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Golden Rio - Wines of Chile 2016

Wines of Chile 2016 proporcionou uma tarde épica aos profissionais e aos amantes de vinhos, e ocorreu no hotel mais charmoso e tradicional da Cidade do Rio de Janeiro, Copacabana Palace, que desde de 1923 hospeda visitantes ilustres e realiza grandes eventos sociais brasileiros. Esse evento ocorreu no dia 26 de setembro deste mês e foi organizado pela CH2A Comunicação.

Algumas das mais premiadas e reconhecidas vinícolas do Chile selecionaram seus vinhos de ouro para a degustação Golden Rio - Master Class com melhores tintos, brancos e rosés de 13 marcas do país: Apaltagua, Carmen, Casa Silva, Concho y Toro, Encierra, La Junta, La Ronciere, Maquis, Montes, Pérez Cruz, Requingua, Santa Rita e Yali.

A abertura do Masterclass foi realizada por Alessandra Casolato, Diretora da empresa CH2A Comunicação, por Mario Pablo Silva, Presidente da Wines of Chile, por Oscar Páez Gamboa, Diretor comercial do ProChile, por Andrés Boncompte, Cônsul-geral do Chile e por Angelica Valenzuela, Diretora Comercial do Wines of Chile.

A primeira parte da programação do evento foi o excelente Master class "Vinhos Medalhistas do Chile", em que foram apresentados os melhores rótulos que ocupam o topo do pódio do Annual Wines of Chiles Awards.

Com sua maestria, Marcelo Copello apresentou e discorreu acerca dos onze vinhos selecionados para a degustação do Masterclass, acompanhado de explicações adicionais dos representantes das Vinícolas participantes.

1 - Maquis Gran Reserva Rosé 2016
Viña Maquis
Variedades: 85% Malbec e 15% Cabernet Franc
Álcool: 12%
Acidez total: 4.68 g/L
pH: 3,28
Notas de degustação: cor rosa pálido, aromas de amoras com fundo floral, boca fresco com final limpo e persistente.

2 - Amelia
Concho y Toro
Variedades: Chardonnay 100%
Álcool: 14%
pH: 3,13
Notas de degustação: amarelo claro, expcional perfume de cítricos e de pêssegos, de calcário e mineral, corpo médio e acidez vibrante.

3 - Montes Twins Red Blend 2015
Montes Pride in Winemaking
Variedades: 35% Cabernet Sauvignon, 30% Syrah, 25% Carménére 25% e 10% Tempranillo
Notas de degustação: notas intensas de frutas negras maduras e de especiarias doces.
Decantação recomendada por trinta minutos.

4 - Pérez Cruz Limited Edition Cabernet Franc 2013
Pérez Cruz
Variedades: Cabernet Franc
Notas de degustação: aromas de frutas vermelhas e especiarias, equilibrado, ótimo paladar e persistente.

5 - Colección Limited Edition Carignan 2013
Apaltagua
Variedades: 85% Carignan, 12% Syrah e 3% Pinot Noir
Notas de degustação: cor vermelho-rubi, aromas de frutas silvestres (amora e cereja), toques florais, e paladar é fresco e profundo.
Tempo de guarda até 2020

6 - Solares
La Ronciere
Variedades: 40% Carménère, 30% Cabernet Sauvignon e 30% Syrah
Álcool: 14%
Notas de degustação: vermelho escuro com tons violeta, aromas de frutas vermelhas, de pimenta, de baunilha, de chocolate e de café, equilibrado e elegante.

7 -  Escalera Icono 2010
Junta
Variedades: 20% Petit Verdot, 35% Carménere, 20% Cabernet Sauvignon e 25% Syrah
Álcool: 14,5%
pH: 3,4
Notas de degustação: cor vermelho escuro e intenso com suaves tons alaranjados, notas de especiarias e de frutos secos e com boa estrutura.

8 - Gran Terroir de Los Andes Los Lingues Cabernet Sauvigon 2014
Casa Silva
Variedades: Cabernet Sauvignon
Notas de degustação: cor rubi, aromas de frutas vermelhas com notas de pimenta preta e toques de tabaco, além de ser um vinho suave com taninos equilibrados.

9 - Encierra 2012
Encierra
Variedades: 72% Cabernet Sauvignon, 15% Syrah, 10% Carménère e 3% Petit Verdot.
Álcool: 14,8%
ph: 3,68
Notas de degustação: cor vermelho rubi intenso com tonalidades violetas, aromas de frutas vermelhas

10 - Carmen Winemaker´s Reserve Red Blend 2013
Carmen
Variedades: 85% Cabernet Sauvignon, 10% Petit Syrah e 5% Petit Verdot
Álcool: 13,7
pH: 3,62
Notas de degustações: cor vermelhor-rubi, aromas de frutas vermelhas maduras e de hortelã; taninos doces, firmes e persistentes, ótima estrutura e possui complexidade e profundidade.

11 - Santa Rita Casa Real
Santa Rita
Variedades: 100% Cabernet Sauvignon
Álcool: 14,4%
pH: 3,66
Notas de degustação: cor intensa, viva e brilhante, aromas de fruta maduras, riqueza tânica e fundo suave e elegante.
Potencial de guarda mais de vinte anos

Os vinhos degustados no Masterclass expressaram uma alta qualidade e diversidade vitivinícolas dos diversos terroirs chilenos, desde os sopés dos Andes até as áreas áridas, tais como o Deserto do Atacama.




Magaly Corgosinho (CH2A Comunicação) e Cristiane Miranda
Preparativos para o Masterclass
Masterclass



Vinhos do Masterclass
Vinhos do Masterclass












 
Rodrigo Valenzuela (Vinícola Junta), Cristiane Miranda, Oscar Páez (ProChile)
Cristiane Miranda e Oscar Páez (Diretor do ProChile)
Mario, Lauro, Cristiane, Ana Maria e Luciana
Cristiane Miranda e Alessandra Casolato (CH2A Comunicação)
Angélica Valenzuela (Diretora Wines of Chile) e Cristiane Miranda
No Masterclass




Mario Pablo Silva (Presidente da Wines of Chile)

Angelica Valenzuela (Diretora Comercial da Wines of Chile)
Representantes das Vinícolas Chilenas
Apresentador do Masterclass Marcelo Copello
Vinho Rosé Maquis
Término do Excelente Masterclass Vinhos Medalhistas do Chile

Na segunda fase da programação, conhecemos e degustamos os destaques da vitivinícola chilena com vinhos peculiares e atraentes, distribuídos pelas seguintes vínícolas: Apaltagua, Carmen, Casa Silva, Concha y Toro, Encierra, La Junta, La Ronciere, Maquis, Montes, Pérez Cruz, Requingua, Santa Rita e Yali.

Vinícola Apaltagua
Vinhos apresentados:
- Signature Cabernet Sauvignon 2013
- Colección Limited Edition Carignan 2013
- Grial 2012

Vinícola Carmen
Vinhos apresentados:
- Premier Sauvignon Blanc 2015
- Premier Carmenere 2015
- Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2013
- Carmen Gran Reserva Carmenere 2014
- Carmen Gold reserve 2010

Vinícola Casa Silva
- Casa Silva Cool Coast Sauvignon Blanc 2016
- Casa Silva Cool Coast Pinot Noir 2014
- Casa Silva Cool Coast Syrah 2014
- Casa Silva Gran Terroir de Los Lingues Carménère 2014
- Casa Silva Microterroir Carmenere 2009

Vinícola Concha y Toro
Vinhos apresentados:
- Marques de Casa Concha 2014
- Casilero del Diablo Reserva Privada 2015
- Don Melchor 2012

Vinícola Encierra
Vinhos apresentados:
- Encierra Vineyard Reserve 2012
- Encierra Vineyard Reserve 2014
- Raices de Encierra 2014

Vinícola Junta
- Junta Momentos Reserve Viognier/Sauvignon Blanc 2016
- Junta Momentos Reserve Malbec 2014
- Junta Momentos Reserve Carmenere 2014
- Junta Gran Reserva Cabernet Franc 2014
- Junta Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2014
- Junta Carignan 2014

Vinícola La Ronciere
Vinhos apresentados:
- Quiron 2012
100% Carménère
- Mousai 2015
100% Cabernet Sauvignon
- Mousai 2015
100% Carménére
- Mousai 2015
100% Syrah
- Mousai 2015
100% Sauvignon Blanc

Maquis
- Maquis Gran Reserva Carménère 2012
- Maquis Gran Resereva Cabernet Franc 2012
- Maquis Lien 2010
- Maquis Viola 2010
- Maquis Franco 2010

Vinícola Montes
Montes Sparkling Angel S/C
Montes Alpha Cabernet Sauvignon 2013
Montes Outer Limits Sauvignon Blanc 2015
Montes Alpha M 2011
Montes Purple Angel 2012

Vinícola Pérez Cruz
- Cabernet Sauvignon Reserva 2014
- Cot Limited Edition 2014
- Syrah Limited Edition 2014
- Carménère Limited Edition 2014
- Cabernet Sauvignon Limited Edition 2014

Viña Requingua
- Toro de Piedra 2014
Petit Verdot/Cabernet Sauvignon
- Toro de Piedra 2014
Cabernet Sauvignon
- Toro de Piedra 2014
Carménère
- Ponto de Piedra 2014
Cabernet Sauvignon/Cabernet Franc
- Laku

Vinícola Santa Rita
- Medalla real Cabernet Sauvignon 2012
- Reserva Chardonnay 2015
- Reserva Cabernet Sauvignon 2014
- Gran Hacienda Sauvignon Blanc 2015
- Gran Hacienda Carménère 2015

Vinícola Yali
- Yali Wetland Reserva 2014
Carménère
- Vali Three Lagoons Gran Reserva 2013
Cabernet Sauvignon
- Vali Three Lagoons Gran Reserva 2013
Chardonnay
- Yali Three Lagoons Gran Reserva 2012
Syrah
- Vali Limited Edition 2012
Carménère


Oscar Páez com Andrés e Felipe (Vinícola Requingua)


Delicioso vinho Don Melchor

























Delicioso Buffet
Cristiane Miranda e Maria Pia Merani (Vinícola La Ronciere)
























No memorável evento Golden Rio - Wines of Chile 2016, todos os participantes tiveram a oportunidade de degustar vários vinhos de ótima qualidade e que agradam muito o paladar brasileiro, já que o Chile encerrou o ano de 2015 com 53% do mercado de vinhos importados no Brasil, e lidera esse ranking desde o ano de 2002. Pode-se concluir que a crescente conquista do mercado consumidor brasileiro está baseado nos quatro pilares basilares que definem os vinhos chilenos: qualidade, diversidade, sustentabilidade e inovação.


Agradecimentos:
Agradeço o convite à Alessandra Casolato (Diretora), à Magaly Corgosinho (Coordenadora) e à equipe de apoio Vivian Serrano e Luis Henrique, da empresa organizadora Evento CH2A Comunicação
CH2A Comunicação - http://www.ch2a.com.br/site/home/