segunda-feira, 7 de abril de 2008

XXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e V Congresso de Saúde, Cultura e Paz e Não Violência

Congresso de Saúde, Cultura e Paz e Não Violência, reunirá, em meio cenários pitorescos de Belem/PA, entre os dias 08 a 11 de abril, os secretários e secretárias municipais e gestores de serviços de saúde de todo o Brasil. O evento se define como espaço de mobilização, discussão e troca de experiências entre os participantes e tem como objetivo principal aprofundar questões sobre a política de saúde visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde SUS. Cerca de 1500 pessoas são esperadas para participarem das oficinas, debates e discussões que ocuparão o HANGAR Centro de Convenções da cidade das mangueiras, como Belém é conhecida.
A Grade de Eventos tem início com as exposições permanentes Brasil:Aqui tem SUS. Neste ano os eventos de pré-congressos ocorrerão nos dois primeiros dias. As atividades de pré-congresso: as oficinas, cursos e painéis pré-congressos, terão como assuntos:
Orçamento e as movimentações financeiras-orçamentação da saúde - Construção vinculada ao Plano de Saúde e com observância ao Pacto pela Saúde; Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde; Planos de Saúde e relatório de gestão na Perspectiva do PACTO Pela Saúde; Elaboração dos termos de compromisso da Saúde indígena conforme a PT 2556; Papel do Estado na ordenação da formação da área da saúde; Atenção Primaria e redes de cuidados à saúde; A Integralidade da proteção, prevenção e promoção no Modelo de Atenção Constitucional; Telesaúde; Direito Sanitário; Assistência Farmacêutica; Gestão Participativa e Informação em Saúde; Economia da Saúde; Saúde Suplementar; Urgência e Emergência e Promoção da Saúde.
Durante todo o congresso pôsteres de experiências exitosas municipais relacionadas à Gestão e Temas da Saúde serão apresentados. A cerimônia oficial de Abertura do evento, que terá a participação do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, acontecerá no dia 09 de abril às 19:30hs.
As mesas da Amazônia Legal e sua singularidade, Integralidade e Intersetorialidade, estão programadas para o terceiro dia de evento.
No quarto e ultimo dia de evento haverá as mesas Congresso da Paz e Redes de Cuidado em Saúde: A integralidade e Equidade na diversidade regional. Após o encerramento das atividades da ultima mesa haverá a plenária final, além da aprovação da Carta de Belém.

Fonte:

Nenhum comentário: