domingo, 23 de dezembro de 2007

Les Miserábles

O filme é baseado na obra do grande escritor francês Victor Hugo e aborda a história de Jean Valjean, condenado a 19 anos de prisão por ter roubado um pão. Quando é solto, sob condicional, Jean Valjean, personagem embrutecido pelo meio, é transformado por um ato de piedade.
A história é fantástica. O clássico de 1935 Les Miserábles concorreu a 4 Oscars com Fredric March (O Médico e o Monstro, 1932), Charles Laughton (O Corcunda de Notre Dame, 1939), Sir Cedric Hardwicke (O Corcunda de Notre Dame, 1939), Florence Eldridge (Mary of Scotland, 1936) e Rochelle Hudson (Juventude Transviada, 1955).
Victor Hugo era um grande conhecedor da natureza humana, e com esse belíssimo romance conseguiu emocionar a todos com a profundidade de sua crítica.
Les Miserábles é Imperdível.
Após toda esta” desconstrução e construção” íntima, lembrei-me da linda Agenda Gourmet, em que no mês de maio de 2008, podemos ler: “Um bom pão é fundamentalmente o mais satisfatório de todos os alimentos; e um bom pão com manteiga fresca é o maior de todos os banquetes. James Beard, chef e escritor de gastronomia”.

Referências Bibliográficas
WIKIPÉDIA. A Enciclopédia Livre. Les Miserábles. Disponivel em http://pt..wikipedia.org/wiki/Les_misérables_(filme_de_1935)

ADOROCINEMA. Os Miseráveis. Disponível em www.adorocinema.com/filmes/miseraveis-98/miseraveis-98.asp Acesso em 19 dezembro 2007

Agradeço a colaboração de Ivone Soares.

Nenhum comentário: