sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Tannat Tasting Tour 2016 - Wines of Uruguay

Tannat Tasting Tour 2016 ocorreu no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca, um dos bairros mais charmosos da Cidade do Rio de Janeiro, no último dia 17. Esse evento foi organizado pela empresa CH2A Comunicação.

O Uruguai possui uma população de 3,5 milhões de habitantes e se constitui num dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul, e está classificado em 32º no Índice de Prosperidade Legatum 2015 (é um ranking anual de 142 países e foi desenvolvido pelo Instituto Legatum, de acordo com uma variedade de fatores, tais quais: riqueza, crescimento econômico, bem-estar pessoal e qualidade de vida).

Este país é o maior produtor mundial de Tannat com cerca de 3.000 hectares plantados, superando em produção a França, onde essa uva teve a sua origem na região do Madiran, sudoeste francês.

Em 1870,  Don Pascual Harriage, imigrante francês, realizou as primeiras plantações de parreiras de Tannat em solo uruguaio, porém somente 200 anos após essas plantações, o país obteve grande impulso na sua produção mundial. 

A uva Tannat uruguaia, também conhecida como Harriage em solo uruguaio, possui um estilo diferenciado ao do francês em decorrência principalmente pelo seu terroir e pelo seu clima. 

A produção de uvas tintas representam 72% da área cultivada no país uruguaio, com destaques, além das cepas de Tannat, para Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir, Tempranillo, Shiraz e Petit Verdot; e em relação às plantações de uvas brancas, destacam-se Sauvignon, Chardonnay, Viognier e Riesling.

E na nossa tarde épica de degustação, várias vinícolas apresentaram seus vinhos espumantes, brancos, rosés, tintos e licorosos.

































Dessarte, o Uruguai se destaca como um dos mais importantes produtores no mundo vitivinícola latino-americano, e nesse evento, os participantes tiveram a oportunidade de degustar inúmeros vinhos elaborados com a uva Tannat e com outras uvas, além de obter informações acerca de sua produção e de sua comercialização diretamente com os representantes das vinícolas.


Parabenizo os representantes das vinícolas pela escolha dos excelentes vinhos apresentados no Tannat Tasting Tour 2016 - Wines of Uruguay.


Agradecimentos

Agradeço o convite a Alessandra Casolato e a Magaly Corgosinho, representantes da empresa CH2A Comunicação, além de parabenizá-las pela organização do Tannat Tasting Tour 2016 - Wines of Uruguay.


Saúde!



2 comentários:

Magdalena Antiguidades disse...

Parabéns pela reportagem e pelo blog. Celso Mendonça.

Cristiane Miranda da Silva disse...

Celso Mendonça,
Agradeço-lhe o envio da mensagem.
Que bom que tenha gostado da matéria e do Blog Saúde, Cultura e Vinho
Saúde!