quarta-feira, 10 de maio de 2017

Malbec World Day

A degustação de Vinhos Malbec, em comemoração ao Malbec World Day, ocorreu no Consulado Argentino, na Praia de Botafogo, Rio de Janeiro, no dia 26 de abril.

No Consulado da Argentina

Cônsul Alejandro Suarez, Cristiane Miranda e Mara Mussini

A cepa Malbec teve origem no sudoeste da França, onde foi cultivada, elaborando-se os vinhos denominados de "Cahors", devido ao nome da região, sendo reconhecidos desde o Império Romano, e posteriormente, consolidados na Idade Média, fortalecendo-se na modernidade.

A cepa Malbec chegou a Argentina pelo francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), agrônomo contratado por Domingo Faustino Sarmiento para conduzir a direção da Quinta Agronômica de Mendoza.

Esta iniciativa teve como objetivo incorporar novas variedades de cepas com intuito de melhorar a indústria vitivinícola nacional. Por conseguinte, no final do século XIX, a vitinicultura na Argentina, cresceu de forma significativa, e a cepa Malbec se adaptou aos diversos terroirs deste país, consolidando-se, assim, como a exímia uva argentina.

Neste evento comemorativo, Argento, Cavas de Weinert, Cuesta del Madero, Deumayen, Domaine Bousquet, Estancia Mendoza, Finca la Luz & Callejon del Crimen, Kaiken, Las Moras, Laura Catena (Luca e La Posta), Luigi Bosca, Nieto Senetiner, Pendo Borges, Sottano, Susana Balbo, Trapiche, Vistalaba e Família Cassone foram as Bodegas expositoras.













































Agradecimentos

Agradeço o convite para participar do Malbec World Day aos representantes do Consulado Geral da República Argentina.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente reportagem Cristiane. O evento estava maravilhoso. Parabéns!!! Não poderia ser melhor. Celso Mendonça.

Cristiane Miranda da Silva disse...

Celso,
Agradeço o seu comentário acerca da cobertura do evento.
Foi uma excelente noite com ótimos vinhos argentinos.
Salud!