sexta-feira, 28 de abril de 2017

Lançamento do Miolo Gamay Nouveau 2017


O coquetel de lançamento do primeiro vinho do mundo da safra 2017, Miolo Gamay Nouveau 2017, ocorreu no Restaurante Lorenzo Bistrô, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, no dia 17 de abril de 2017.



Este vinho de variedade Gamay é elaborado como os vinhos franceses Beaujolais Nouveau. e é proveniente dos vinhedos do Seival, localizados na região da Campanha Meridional, produzido pelo processo de maceração carbônica, conferindo-lhe aroma e leveza peculiares.


Edições anteriores

O conceito da criação deste vinho se inspira na arte contemporânea para celebrar o primeiro vinho da safra em seu rótulo, por meio de traços fluidos e cores que remetem à uva e aos vinhedos.




Cristiane Miranda e Alexandre Miolo

Degustação do Miolo Gamay Nouveau 2017

A apresentação do Miolo Gamay Nouveau 2017 foi realizada por Alexandre Miolo e por Daniel Ferreira para um público composto por Formadores de opinião, por Sommeliers e por Jornalistas.


Apresentação de Alexandre Miolo

Cristiane Miranda e Enólogo Daniel Ferreira

A vinificação do Miolo Gamay Nouveau 2017 ocorre com cachos inteiros e por gravidade em tanque de aço inoxidável. A primeira maceração carbônica tem duração de 5 a 7 dias, e após esta fase do processo, há a prensagem em prensa pneumática das uvas inteiras. Os vinhos flor e prensa fazem em conjunto a segunda fermentação, com temperatura controlada de 18 a 20°C,em tanque de aço inoxidável. Posteriormente, ocorreram a fermentação malolática espontânea, filtração e estabilização tartárica a frio e o precoce engarrafamento no mês de março deste ano.


Dessarte, o vinho Miolo Gamay Nouveau 2017 é um vinho agradável, leve, equilibrado, com coloração ruby e com bordo violáceo, e é ideal como aperitivo, e deve ser servido à temperatura compreendida entre 10 a 12°C.



Agradecimentos

Agradeço o convite para o Lançamento do Miolo Gamay Nouveau 2017 à Alessandra Casolato, da empresa CH2A Comunicação.

Parabenizo o trabalho realizado ao Alexandre Miolo, ao Daniel Ferreira e a toda equipe da Miolo Wine Group.


Saúde!
Cristiane Miranda

Nenhum comentário: