domingo, 11 de setembro de 2016

Degustação Magistral


Uma Noite Magistral no meu maravilhoso Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas e das Paralimpíadas, em companhia dos meus amigos de mais de uma década, Cecília Schiffini e José Schiffini, conhecedores e apreciadores de vinhos, e entusiastas de degustações harmonizações diferenciadas.

Cecília demonstrou toda sua maestria na produção da verdadeira foccacia italiana. Uma delícia! Essa iguaria italiana e o pão integral (confeccionados pelas divinas mãos da Cecília) foram acompanhados de pastas de berinjela e de manjericão. Harmonizou perfeitamente com o Quinta do Seival Alvarinho da Vinícola Miolo (Campanha Gaúcha), o qual é um vinho límpido e de cor amarelo-palha, com notas tropicais mescladas, e com acidez equilibrada e com prolongado retrogosto. 

Posteriormente, fomos para a segunda etapa da nossa degustação: Brasato. É um prato típico italiano da região do Piemonte, e foi elaborado a partir de corte bovino cozido com legumes e com vinho Pinot noir 2009 da Vinícola Don Abel. Essa iguaria harmonizou com o Vinho Tinto Zironda Amarone Della Valpolicella. Perfeito!

E para selarmos a nossa degustação harmonizada, Cecília e Schiffini apresentaram um néctar dos deuses e uma raridade portuguesa com mais de trinta e cinco anos de existência: Vinho Madeira!

Esse vinho licoroso branco, patrimônio cultural de várias gerações portuguesas e que pode envelhecer mais de um século, foi elaborado com uva Verdelho nas encostas da Ilha da Madeira, e harmonizou perfeitamente com doce de carambola e com queijo gorgonzola. É um vinho ancestral e único.



Queridos Amigos Cecília e Schiffini, agradeço-lhes pela companhia e pelas longas conversas, e que tenhamos mais momentos marcantes e inesquecíveis como essa Imperiosa degustação harmonizada, realizada no dia 27 de agosto de 2016.

Santé!


Nenhum comentário: