sábado, 5 de janeiro de 2008

Missão Brasileira vai à Rússia preparar Protocolo Sanitário para Exportação de Carnes

Técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irão à Rússia, na próxima segunda-feira (7), para acertar detalhes do protocolo sanitário para exportação de carnes do Brasil àquele país.
A missão brasileira é de caráter técnico e servirá para consolidar o memorando de entendimento que será assinado pelo secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Kroetz, e pelo diretor do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Serguey Dankvert; entre os dias 16 e 20 de janeiro.
Em dezembro do ano passado, durante teleconferência realizada entre o secretário Inácio Kroetz e o diretor Serguey Dankvert, foram discutidos os procedimentos para a reabilitação dos estabelecimentos brasileiros autorizados a exportar carne para a Rússia. A SDA encaminhará, para consideração dos serviços veterinários da Rússia, a relação das empresas habilitadas pelo Brasil a exportar carnes ao mercado russo.
No dia 23 de novembro de 2007, o ministro Reinhold Stephanes anunciou o fim do embargo à carne brasileira pela Rússia e, desde dezembro do ano passado, oito estados brasileiros puderam voltar a exportar carnes bovina e suína para o mercado russo. Em 2005, as exportações de carnes dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Amazonas e sul do Pará foram suspensas.
Números da exportação de carnes para a Rússia – No ano passado, o Brasil exportou para a Rússia cerca de 945 mil toneladas de carnes (bovina, suína e de aves), o que corresponde a cifra de US$ 1,9 bilhão. Este valor é 23,87% maior que o exportado em 2006, quando o Brasil vendeu aos russos 795 mil toneladas de carnes. O mercado russo consome 15% da carne bovina e 70% da suína exportada pelo Brasil.

Fonte: Ministério da Agricultura. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/ Acesso em: 05 jan 2008.

Nenhum comentário: