segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Chocolate (2000)

Chocolate é uma produção de 2000, dirigida por Lasse Hallström (Regras da Vida, 1999) que recebeu 5 indicações ao Oscar e 4 indicações ao Globo de Ouro. O filme narra a chegada de Vianne Rocher (Juliette Binoche) e sua filha a uma provinciana e conservadora vila, no interior da França, com finalidade de abrir uma loja de chocolates. Sua misteriosa habilidade de preparar receitas exóticas que misturam chocolate com pimenta, entre outras, e a sua incrível sensibilidade mágica em perceber os desejos íntimos de cada freguês, fizeram com que os moradores do vilarejo se entregassem às deliciosas tentações e também à felicidade. Entretando alguns habitantes, principalmente o prefeito (Alfred Molina), não aceitaram a sua presença no local, porque achara que Vianne estaria subvertendo a ordem e a moral. O filme trata do eterno conflito entre o preconceito, a repressão e a alegria da liberdade. O prazer, representado pelo paladar, de apreciar as coisas boas da vida e também pela aceitação das pessoas como elas são,ou seja, sem máscaras ou pudores.
É uma fábula, agradabilíssima em todos os aspectos. O elenco é maravilhoso e afinadíssimo encabeçado por Juliette Binoche (O Paciente inglês, 1996), Johnny Depp (Piratas do Caribe, 2003), Judi Dench (Shakespeare in love, 1998), Alfred Molina (Homem Aranha 2, 2004), Lena Olin (A Insustentável leveza do ser, 1988) e Carrie-Anne Moss (Matrix, 1999).
Sabemos que o chocolate possui substância que estimulam a produção de várias substâncias, dentre essas, a serotonina, estimulando os centros do prazer e do bem estar.

Referências Bibliográficas:
http://www.2001video.com.br/
http://www.bastaclicar.com.br/
http://www.cinemacafri.com/
http://dvdteca.folha.com.b/

Agradeço a colaboração de Ivone Costa Soares pela deliciosa matéria sobre o filme Chocolate.

Nenhum comentário: