quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

BILLY ELLIOT

A produção de 2000, dirigida por Stephen Daldry (As Horas, 2002) e .protagonizada por Jamie Bell, é delicada e tocante.
Esse memorável filme narra a trajetória de um garoto de 11 anos, Billy Elliot, morador de uma cidade no norte da Inglaterra, cujos habitantes têm como principal atividade a mineração. Billy treina boxe, por influência do pai, mas fica fascinado com o mundo mágico do balé. Ele mantém contato com a dança, através das aulas de balé clássico que são realizadas no mesmo local onde pratica o seu esporte. Billy é incentivado pela professora de dança, Mrs.Wilkinson, de discurso ácido, que descobre no garoto, um talento natural para a arte. Ele resolve trocar o boxe pelas sapatilhas e com isso tem que enfrentar a intolerância de seus familiares. Toda essa luta culmina com o teste de Billy para o Royal Ballet School de Londres.
O filme foi elaborado na era Thatcher (Margareth Thatcher – “A Dama de Ferro”), durante as greves dos mineiros, retratando o cotidiano desses trabalhadores. Trata-se dos conflitos de um jovem, na busca de sua individualidade e na perseverança em perseguir seus sonhos. Faz-se também uma abordagem sobre os preconceitos enfrentados pelos homens que escolhem essa arte lúdica como atividade, tocando sutilmente na questão da homossexualidade.
Jamie Bell (A Conquista da Honra, 2006), que também é bailarino, está estupendo enquanto os números de dança são impactantes, belíssimos. O elenco é ótimo, e é compostor por: Julie Walters (O Despertar de Rita, 1983 e todos da saga Harry Potter), Gary Lewis (Gangues de Nova York, 2002) muito bom como o pai intolerante e Jamie Draven, excelente como o irmão machão.
O filme Billy Elliot recebeu 3 indicações ao Oscar (melhor diretor, atriz coadjuvante e roteiro original), 2 indicações ao Globo de Ouro (melhor filme e atriz coadjuvante) e 1 indicação ao Cesar (melhor filme estrangeiro).

Referências consultadas:
http://www.terra.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u11596.shtml
http://www.webcine.com.br/notaspro/npbilly.htm

Agradeço a amiga Ivone Soares pela colaboração sobre esse primoroso filme.

Nenhum comentário: