sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Liberada a venda de frango em quatro frigoríficos

Da relação de seis frigoríficos impedidos de fornecer carne de frango in natura, no dia 7 de dezembro, quatro foram liberados para a comercialização após cumprirem as determinações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de respeitar ao limite máximo de 6% de absorção de água no frango. A medida foi anunciada no último dia 19, pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/Mapa), que liberou a comercialização do frango às empresas do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso.
De acordo com o diretor do Dipoa/Mapa, Nelmon Oliveira da Costa, as empresas cumpriram as determinações da Lei nº 7.889/89, do Código de Defesa do Consumidor e da Portaria nº 210/1998. A legislação estabelece que as empresas devem revisar seu Programa de Prevenção e Controle de Adição de Água aos Produtos, com a descrição dos controles de qualidade executados, como prevenção de fraudes econômicas. Água no frango - A água excedente no frango é decorrente do processo de resfriamento das carcaças e deve estar em quantidade máxima de 6%, para não lesar o consumidor quanto ao peso total do produto. Se uma empresa comercializa o frango com adição de 16% de líquido, por exemplo, o consumidor perde 100 gramas em cada quilo adquirido.
Antes da suspensão, os estabelecimentos foram advertidos e multados em até R$ 25 mil por infração. Na seqüência do processo, o Mapa encaminhou os dados ao Ministério Público para a instauração de procedimentos civis cabíveis. Após adotar as recomendações do Dipoa/Mapa de revisar todos os processos de controle de qualidade em todos os lotes produzidos, o Serviço de Inspeção Federal (SIF) comprovou que os procedimentos exigidos pela legislação foram integralmente cumpridos por quatro empresas, e tiveram liberada a comercialização de seus produtos no dia 19 do mês corrente.
Frigoríficos liberados para a comercialização do frango:
Eleva Alimentos S.A. – SIF 1449 – Rio Grande do Sul
Anhambi Alimentos Oeste Ltda – SIF 1678 - Mato Grosso
Recanto do Sabiá Alimentos Ltda – SIF 4044 - Minas Gerais
Avenorte Avícola Cianorte Ltda – SIF 4232 - Paraná

Fonte: Ministério da Agricultura. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/

Nenhum comentário: