terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Cachaça Paraty recebe Selo de Indicação de Procedência


Os produtores da Cachaça Paraty conquistaram o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência. Os selos da safra 2007 serão entregues às 19 horas deste sábado (15), em Paraty (RJ). O registro é concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), em convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Paraty produz a bebida desde a época do Brasil colônia e é a primeira da cidade do País a receber Indicação de Procedência. A conquista é resultado de trabalho de dez anos desenvolvido pelo Mapa, com o objetivo de melhorar a qualidade da cachaça nas diversas regiões do País. Com a criação do Programa de Adequação e Substituição das Dornas, a Superintendência Federal de Agricultura do Rio de Janeiro (SAF/RJ) e o Sebrae e local firmaram parceria para promover a troca e melhoramento dos equipamentos e capacitar produtores e proprietários de alambiques. O Sebrae contratou a Fundação Bio Rio, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), para prestar consultoria às indústrias da cachaça na cidade. Também participaram do processo técnicos da Embrapa Tecnologia de Alimentos, da prefeitura municipal e da Emater local.

Segundo historiadores, o produto começou a ser alambicado em Paraty a partir de 1600. Por suas terras, águas, lenhas e pelos segredos da alambicagem, o município se transformou no mais importante pólo produtor de pinga no Brasil Colônia. Cachaça do Brasil - A produção nacional da cachaça é de 1,3 bilhão de litros/ano. Deste volume, 10% têm origem artesanal, de 25 mil produtores. A cachaça é a segunda bebida mais consumida no País, depois da cerveja. O Estado de São Paulo é o maior produtor de cachaça industrial e Minas Gerais, o quarto produtor nacional e o maior produtor em quantidade de cachaças artesanais. As exportações de cachaça brasileira têm crescido em média 10% ao ano. Em 2006, 12,1 milhões de litros foram exportados. A expectativa dos produtores é de crescimento acelerado das exportações, que poderão chegar a 42 milhões de litros em 2010. Atualmente, 0,8% da produção total é exportada.


Fonte: Ministério da Agricultura. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/

Um comentário:

Oscar Daudt disse...

Cristiane,

Legal essa matéria! E o mais interessante é eles terem obtido uma IP restrita a uma cidade só! Acho que nem os vinhos conseguiram isso!

Oscar